O titulo nacional do basquete universitário feminino será decidido neste domingo (7) e teremos a presença da brasileira Kamilla Cardoso jogando por South Carolina Gamecocks que estão invictos e vão enfrentar o Iowa Hawkeyes. Você acompanha tudo a partir das 15:30 aqui no Dimensão Esportiva.
South Carolina Gamecocks e Iowa Hawkeyes fazem a final com a presença de pelo menos 2 jogadores no top 5 do próximo draft, que são Kamilla Cardoso e Caitlin Clark. Esse jogo repete o confronto da semifinal de 2023 onde Iowa venceu South Carolina por 77 a 73.
Caitlin Clark fez 41 pontos, 8 assistencias e 6 rebotes, ou seja, ela participou de mais de 70% dos pontos da equipe, foi uma performance incrível, e por isso os Gamecocks precisam marcar bem a Clark.
Como vêm as equipes?
South Carolina atualmente tem uma campanha de 37 vitórias e zero derrotas, sendo o único time invicto do país. As comandadas de Dawn Staley, estão numa temporada fantástica e tem uma força defensiva muito interessante.
A equipe tem uma média de 7.8 tocos por jogos e tem uma média de 56.1 pontos por jogos cedido pro adversário e ofensivamente produz 85.4 pontos na temporada, o que garante essa campanha espetacular.
Foram nove ocasiões onde um time foi campeão invicto na temporada. Em seis das nove ocasiões, foi Connecticut que conseguiu ganhar de forma invicta. South Carolina chegou perto desse feito, na temporada passada, mas perderam no Final Four para Iowa, que foi vice-campeão naquela oportunidade.
O time de Iowa fez ótima campanha no March Madness até aqui, passando por Holy Cross, West Virginia, Colorado, LSU e UConn chegar nessa final. Foram 34 vitórias e quatro derrotas ao longo da temporada do basquete universitário, que colocaram a equipe dos Hawkeyes na sua segunda final seguida. Iowa busca o primeiro título da NCAA Feminino de sua história.
O que esperar desse jogo?
É final e numa final estatísticas e o passado não conta, pois os times vão deixar tudo dentro de quadra, tanto que a Kamilla que saiu no final do terceiro quarto do último jogo com certeza estará em quadra para mostrar todo seu talento e justificar a expectativa que tem sobre ela para ser top 5 neste draft.
Do outro lado como já falamos tem nada mais nada menos que a número do próximo draft Caitlin Clark que ganhou o premio Naismith que é dado para a melhor jogadora do College e ela faturou esse premio nos últimos 2 anos, o que por si só já mostra toda a sua capacidade.
Agora que já falamos das duas jogadoras com mais destaque e que provavelmente serão as referencias em quadra vamos falar um pouco das duas semifinais, onde South Carolina teve um jogo mais tranquilo e se aproveitou muito bem da altura das suas duas maiores jogadoras.
Kamilla Cardoso, teve 22 pontos, 11 rebotes e dois tocos, e Ashlyn Watkins, que dominou os dois garrafões, e obteve 20 rebotes, sendo cinco ofensivos. O jogo terminou com uma vitória de 78 a 59 para South Carolina.
Já Iowa teve um jogo mais difícil contra a sempre temida UConn, que chegou a abrir 12 pontos de vantagem no segundo quarto e Iowa conseguiu reverter a vantagem no terceiro quarto com um jogo coletivo muito consistente e com a sua principal jogadora aparecendo neste momento.
Vale ressaltar que a Clark fez 21 pontos, nove rebotes e sete assistências, o que foi abaixo do jogo do sweet 16 , onde ela fez 41 pontos, 12 assistencias e sete rebotes, quase relembrando a performance que ela teve contra South Carolina na semifinal do Final Four de 2023.
Chaves da Vitória
South Carolina Gamecocks
South Carolina precisa aproveitar muito bem a altura de Ashlyn Watkins com 1.90m e Kamilla Cardoso com 2.01m para poder pontuar e jogar dentro do garrafão, pois a equipe de Iowa não tem nenhuma jogadora capaz de marcar principalmente a Kamilla, pois a jogadora mais alta que participa da rotação efetivamente é a Hannah Stuelke que tem 1.87m, ou seja, 14 cm mais baixa e com uma envergadura menor.
Iowa Hawkeyes
Já a chave para a vitória de Iowa é a movimentação rapida e a agilidade do time, que é mais baixo que South Carolina, mas troca a bola de forma muito eficaz para encontrar a jogadora em melhores condições para o arremesso e obviamente a equipe precisa que a Caitlin Clark jogue e faça o time jogar.
Destaques do jogo:
South Carolina Gamecocks
Kamilla Cardoso tem médias de 14.1 pontos, 9.4 rebotes e 2.5 tocos por jogo, além de ter 58.9% nos arremessos, nessa temporada. Kamilla é a principal estrela do time nessa temporada, conseguindo estar no primeiro time da SEC (conferência onde o time joga), além de ganhar o prêmio de defensora do ano na SEC. Kamilla está cotada para as cinco primeiras escolhas do próximo draft da NBA, que acontecerá no próximo dia 15.
Te-Hina Paopao tem médias de 10.9 pontos, 3.7 assistências e 2.7 rebotes por jogo, nessa temporada. Paopao também tem 46.3% de aproveitamento na bola tripla, sendo a melhor arremessadora do time.
Ashlyn Watkins tem médias de 9.4 pontos, 7.1 rebotes, 2.4 tocos e 1.3 roubos por jogo, nessa temporada. Watkins é jogadora de garrafão, e é uma defensora com muita qualidade. Ela é a sexta jogadora do time, posto esse que um dia, já foi de Kamilla Cardoso. No último jogo, contra Oregon State, ela teve oito pontos, 14 rebotes e quatro tocos. Watkins deve se tornar a principal jogadora do garrafão de South Carolina, com a saída de Kamilla para a WNBA.
Iowa Hawkeyes
Caitlin Clark: Um dos maiores talentos que o basquete universitário já viu. Clark tem médias de 32 pontos, 7.3 rebotes, 9 assistências e 1.8 roubos de bola por jogo na temporada. Ela é favorita para ser a 1ª escolha do draft da WNBA.
Hannah Stuelke: Ela aproveita muitos dos passes da Clark para pontuar dentro do garrafão. Stuelke tem médias de 13.8 pontos, 6.8 rebotes e ótimos 62.9% nos arremessos de quadra.
Kate Martin: A 2ª armadora da equipe, Kate tem médias de 13.1 pontos, 6.8 rebotes e 37.7% de aproveitamento da linha de 3.
Possíveis escalações para o jogo
South Carolina: Raven Johnson, Te-Hina Paopao, Bree Hall, Chloe Kitts e Kamilla Cardoso .
NC State: Saniya Rivers, Aziaha James, Madison Hayes, Mimi Collins e River Baldwin.
Transmissão:
A transmissão no canal do DE inicia a partir das 15h30. Deixe seu like, comente e interaja com a nossa equipe, e claro, compartilhe e se inscreva pra ficar sempre ligado no melhor do esporte no mundo.
Narração: Alex Yamasaki
Comentários: Luís Martinelli
Outros Meios:
TV: ESPN 3
Streaming: Star+.
コメント