A final da LPL será no sábado (31) às 5h (Horário de Brasília). O jogo será entre Bilibili Gaming (BLG) e Weibo Gaming (WBG).
A final do LPL Summer 2024 (correspondente ao segundo split do campeonato) está quase chegando, e de certo modo, até surpreendeu os fãs. A final será entre BLG e WBG, com a TES ficando de fora da decisão, após a derrota na semifinal, para a Weibo Gaming.
BLG e WBG se enfrentaram nestes playoffs, em duelo pela chave superior. A Bilibili Gaming venceu sem sustos por 3-0. Assim o time chegou até as semifinais, onde enfrentou a TES, e venceu por 3-1, garantindo a presença na final da LPL.
A Weibo Gaming chegou na chave superior, após vencer a NIP por 3-1, e assim teve a chance de jogar contra BLG. Após cair para a chave superior, a WBG venceu LNG e TES, ambos por 3-2, para chegar até a final.
Sequência invicta da BLG contra WBG, e objetivos dos times na final da LPL
É possível dizer que BLG ganhará tranquilo novamente, e será campeã? O retrospecto é amplamente favorável para a Bilibili Gaming de fato, que não perde desde 2022 para a Weibo Gaming, contando MD3 e MD5. Nos únicos dois confrontos entre eles, em MD5, a BLG venceu por 3-0 em ambos.
Mas devemos respeitar o jogo. Ainda mais se tratando de um jogo onde vale uma vaga automática para o Worlds, para WBG. O time só se classifica direto com o título da LPL. Caso perca a final, terá de jogar o regional para ir ao Worlds deste ano. Para a BLG, vale um bicampeonato inédito para a organização (seja consecutivo ou não).
Quantos times já estiveram em situações semelhantes a da WBG, na final da LPL
A Positive Energy se classificou na quarta posição no Spring 2013, chegou na final, e foi vice-campeão (lembrando que em 2013, apenas oito times jogavam na LPL, e quatro times iam para os playoffs).
A Invictus Gaming se classificou no quarto lugar para os playoffs do Spring 2014, foi finalista, e acabou como vice-campeã da LPL. Neste ano também só haviam oito times no campeonato, e quatro iam para os playoffs.
Top Esports se classificou para os playoffs na quarta colocação do Spring 2020. A TES chegou na final, e foi derrotada pela JDG por 3-2, sendo vice-campeã. Em 2020, a LPL já contava com 17 times no campeonato, e oito classificados para os playoffs, mas ainda não havia a inclusão da chave inferior na fase de mata-mata, que só apareceu em 2021.
Nos playoffs da LPL Spring 2021, a Royal Never Give Up se classificou como primeiro lugar, e garantiu vaga para a chave superior da competição. Porém, a RNG acabou perdendo por 3-0 para a FPX, e caiu para a chave inferior dos playoffs. Vindo de baixo, a Royal chegou nas finais, e derrotou a mesma FPX por 3-1, se sagrando campeã do split.
A WBG se classificou na quarta posição, para os playoffs deste split, e precisou vencer na terceira rodada, para chegar na chave superior. Já na chave superior, vem uma coincidência com a RNG de 2021. O time perdeu para a BLG por 3-0, e caiu até a chave inferior.
Após a derrota para BLG, a WBG conseguiu chegar até a final da LPL, e pode repetir o feito da Royal, de derrotar na final, o time que levou a WBG para a chave inferior. A outra coincidência com aquela RNG de 2021, é a presença de Xiaohu no time. Xiaohu jogou na Royal de 2015 até 2022, e está na Weibo Gaming desde 2023.
Wei também jogou na RNG junto com Xiaohu, e estava na campanha dos títulos da LPL e MSI, que o time conquistou em 2021. O atual jungler da BLG, jogou na Royal de 2021 até Julho deste ano, quando chegou na Bilibili Gaming.
Comments