Chegamos ao momento mais importante da temporada da MLB, que é a World Series e que este ano surpreendeu todo mundo e deu muito dinheiro para as casas de apostas, pois ninguém esperava ver uma final sendo disputada entre Arizona Diamondbacks e Texas Rangers e os dois superaram expectativas e adversários favoritos para atingirem o ápice da temporada e disputar esta final.
Como foram os caminhos e por que a surpresa com esta final
Primeiro vamos contextualizar e explicar porque esses times não estavam entre os favoritos e essa final é bastante improvável.
O Arizona Diamondbacks chegou para o Wildcard da conferência nacional como o time de pior campanha ao lado do Miami Marlins, além disso a campanha do Diamondbacks contra equipes com campanha positiva era de 40 vitórias e 50 derrotas e ele enfrentaria times com pelo menos 55% de aproveitamento e provavelmente dois favoritos a vencer a conferência que eram Atlanta Braves e Los Angeles Dodgers, que possuiam 64% e 62% de aproveitamento na temporada.
O time dos Diamondbacks se junta a Florida Marlins de 97, New York Mets 2000, San Francisco Giants 2002 e Florida Marlins 2003 e outros como time de pior cabeça de chave a chegar na World Series, o que demonstra que temporada regular é uma coisa e Playoffs outra.
E podemos dizer que foi uma campanha de superação e muita eficiencia dos Diamondbacks, pois saiu invicto do Wildcard e Divisional contra Milwaukee Brewers e o muito favorito Los Angeles Dodgers com direito a uma vitória acachapante de 11-2 contra um futuro Hall da fama Clayton Kershaw.
Na final da conferência a equipe começou perdendo por 2-0 para o Phillies nos jogos fora de casa e quando voltou para o Arizona venceu os dois primeiros jogos empatando a série e perdeu o terceiro jogo em casa, ficando numa situação complicada, dado que precisaria vencer os dois jogos contra os Phillies na Philadelphia e foi o que ocorreu com 2 bons jogos de seus arremessadores e Bullpen limitando o poderoso ataque dos Phillies a apenas 3 corridas em 2 jogos, sendo que os mesmos tinham 27 corridas em 5 jogos, ou seja, a defesa conseguiu levar o time para a World Series com destaque para o fechador Paul Sewald que teve 1 vitória e 2 jogos fechados, ou seja, ajudou muito nessa classificação.
Já na liga Americana o Texas Rangers emulou as duas primeiras rodadas do Diamondbacks e também eliminou Tamp Bay Rays e Baltimore Orioles com 5 vitórias sendo que os dois times tinham mais do que 60% e assim como o Diamondbacks também tinha campanha negativa contra time com campanhas positivas.
Chegando na final de conferência o adversário seria um conhecido de divisão que teve a mesma campanha e venceu a divisão no desempate, o que jogou o Rangers para o Wildcard.
Essa série foi um tanto quanto atípica, pois nenhum time mandante venceu seus jogos, então os Rangers abriram 2-0 jogando em Houston, depois perderam os 3 jogos em Arlington e por fim fecharam a série com duas vitórias contundentes em Houston, onde tiveram 20 corridas anotadas, não dando chance ao também poderoso ataque dos Astros.
O maior destaque desta série foi Adolis Garcia que teve 35.7% de aproveitamento no bastão, impulsionando 15 corridas impulsionadas e marcando 5 Home Runs nesta série.
Destaques da equipe:
Arizona Diamondbacks
Paul Sewald, é o fechador do time, ou seja, ele é utilizado para garantir os jogos com 3 ou menos de corridas de diferença e fez isso em 2 jogos e ainda venceu 1 jogo que estava empatado até a nona entrada, ele cedeu apenas 1 rebatida na série inteira e não sofreu corridas, sendo o maior destaque.
Kevin Ginkel, é um arremessador reserva que também não vem cedendo corridas e por isso é muito importante para fazer a transição e passagem para o fechador, ele cedeu apenas 2 rebatidas para o forte ataque Phillies em 4.2 entradas.
Ketel Marte é o segunda base que teve 38.7% de aproveitamento no bastão e incomoda muito os arremessadores adversários, pois ele pode roubar bases também.
Geraldo Perdomo é o shortstop que anotou 4 corridas na série e tem um aproveitamento de 33% das rebatidas.
Texas Rangers
Adolis Garcia, Right Field que está endiabrado, tanto que teve 5 Home Runs, 15 companheiros chegando ao home plate por suas rebatidas e espetaculares 35.7% de aproveitamento.
Jonah Heim é o catcher e tem 2 home runs e 25% de aproveitamento no bastão, o que não é algo espetacular, mas gera volume e pontos para a equipe.
Corey Seager é o shortstop com 25.8% de aproveitamento, 6 corridas marcadas e 2 home runs.
Jordan Montgomery é um dos arremessadores principais e que teve um desempenho exemplar contra o Houston, vencendo os 2 jogos que começou e cedendo apenas 2 corridas em 14 entradas e com 10 Strikeouts.
Nathan Eovaldi também é arremessador principal e foi responsável pelas outras 2 vitórias, porem cedeu 5 corridas em 12.1 entradas com 13 strikeouts.
Agora a lista dos prováveis arremessadores que vão começar cada jogo
Diamondbacks:
- Zac Gallen - Jogo 1
- Merrill Kelly - Jogo 2
- Brandon Pfaadt - Jogo 3
- Para o jogo 4 não tem ninguem provável, pois eles utilizaram o Bullpen na final da Liga Nacional e nenhum arremessador jogou mais de 1.2 entradas.
Rangers:
- Nathan Eovaldi - Jogo 1
- Jordan Montgomery - Jogo 2
- Max Scherzer - Jogo 3
- Andrew Heaney - Jogo 4
Onde assistir?
O jogo de abertura da World series acontece as 20h30 com transmissão do Dimensão Esportiva, no YouTube (play abaixo), Facebook, Twitter/X, Twitch e Trovo.
Narração: Thiago Ramos
Comentários: Luis Martinelli e Renan Camargo
Outros Meios:
TV Paga: ESPN
Streaming: Star+
Comments