Em um jogo pegado, o destaque foi Vegetti, que marcou o gol inaugural para o cruzmaltino, garantindo a continuidade da equipe na competição. Agora, os cariocas aguardam o vencedor do confronto entre Água Santa e Jacuipense.
Na noite desta terça-feira (27), o Vasco da Gama (RJ) venceu o Marcílio Dias (SC) por 3 a 1, em jogo válido pela primeira fase da Copa do Brasil, no estádio Hercílio Luz, em Itajaí. Mesmo precisando apenas do empate, jogando fora de casa e em uma partida truncada, o Cruzmaltino levou a melhor, apesar das dificuldades enfrentadas devido à grama alta e à falta de criatividade no meio-campo. Já a equipe catarinense demonstrou coragem em busca da classificação, encontrando obstáculos em Léo Jardim e na boa atuação de Léo Pelé.
1º TEMPO
A partida teve um início com poucas chances nos primeiros 10 minutos, com muitas faltas sendo cometidas. O time carioca começou de forma irregular, com pouca presença no meio-campo e jogadas laterais sem sucesso, o que dificultou a chegada da bola até Vegetti. Dimitri Payet ficou de fora do jogo devido a uma gripe, e Adson assumiu a responsabilidade de criar as jogadas ofensivas. Por sua vez, o Marcílio Dias adotou uma postura voltada para o contra-ataque, buscando explorar as costas da defesa adversária, porém sem perigo até então.
Rossi se movimentou bastante durante a partida, até que aos 11 minutos, na primeira grande oportunidade do jogo, fez um excelente passe rasteiro para a pequena área, dando a assistência para o gol de Vegetti. Vasco 1 a 0. Aos 16 minutos, após bom cruzamento de Gustavo Poffo, Zé Eduardo empata de cabeça para os catarinenses. Marcílio Dias 1 a 1.
O jogo se manteve truncado e marcado por faltas, com pouca criatividade demonstrada por ambas as equipes e escassez de finalizações. Aos 26 minutos, Adson realizou uma bela jogada individual e chutou para a defesa do goleiro Filipe. Diante desse cenário, o técnico Ramón Diaz optou por uma mudança tática visando aumentar a presença no meio-campo. A equipe saiu do esquema 3-4-3, no qual os laterais Piton e Paulo Henrique desempenhavam a função de alas ao atacar e fechavam uma linha de cinco ao defender, para o 4-4-2, trazendo os laterais de volta à função de origem e posicionando Medel como último homem na volância para auxiliar Galdames e Zé Gabriel.
Com as mudanças táticas implementadas, Rossi conseguiu arrancar uma falta próxima à área. Aos 41 minutos, ele mesmo cruzou para a área, onde a bola resvalou em Vegetti e sobrou para Adson, que com um chute cruzado de perna esquerda recolocou o Gigante da Colina em vantagem. Vasco 2 a 1. Aos 46 minutos, Piton fez um cruzamento para Vegetti, que cabeceou exigindo uma boa defesa de Filipe. No último minuto regulamentar, em uma sequência de erros da defesa vascaína, Téssio acertou a trave. Logo em seguida, no contra-ataque do Vasco, Filipe defendeu bem a chegada dos cariocas.
2º TEMPO
O Marcílio Dias voltou para a segunda etapa determinado a empatar a partida, apostando em bolas aéreas. Enquanto isso, o Vasco retornou apático, deixando muitos espaços mesmo para um jogo equilibrado, mesmo após as substituições de Paulo Henrique e Zé Gabriel por Mateus Carvalho e Sforza. A primeira finalização dos cariocas aconteceu aos 12 minutos, quando Vegetti chutou a bola por cima do gol. Aos 15 minutos, Téssio tentou finalizar de fora da área, mas parou na excelente defesa de Léo Jardim, que segurou firme a bola em dois tempos.
Aos 17 minutos, João Victor substitui Rojas. Dois minutos depois, em uma boa troca de passes, João Victor fez um cruzamento rasteiro para Rossi, que finalizou, mas o goleiro Filipe fez uma defesa segura. Aos 23 minutos, David substitui Rossi e Praxedes entrou no lugar de Adson. Logo em seguida, aos 30 minutos, Galdames realiza um brilhante passe entre a defesa, encontrando David, que amplia o marcador. Vasco 3 a 1. O Marcílio Dias persistiu com bolas aéreas e chutes de fora da área, porém sem muita eficiência. Léo Pelé estava bem posicionado nas jogadas. Nessa altura, o ímpeto da equipe de Santa Catarina já havia se esgotado. O Vasco, por sua vez, ainda teve mais duas finalizações, com Praxedes. Fim de jogo Vasco 3 a 1 e classificado para segunda fase da Copa do Brasil.
Com a classificação assegurada na próxima fase, o cruzmaltino agora aguarda o vencedor do confronto entre Água Santa e Jacuipense, que jogam hoje às 20h30 (de Brasília), e volta suas atenções para o Cariocão, onde enfrenta a Portuguesa-RJ neste domingo (03), às 18h10. Já o Marcílio Dias, em boa fase no Campeonato Catarinense, volta à campo no próximo sábado (02), contra o Brusque fora de casa às 16h30.
Comentarios