Chelsea e Liverpool se enfrentaram neste domingo (25) pela final da Copa da Liga Inglesa, em Wembley, Londres. Com gol no finalzinho, os Reds são 10 vezes campeões.
Primeiro tempo
A finalíssima tem um início truncado no meio campo com os times se estudando, além de faltas constantes por parte dos Blues. Chegando mais no ataque, a primeira chance é do Liverpool: cabeçada de Luis Díaz que fica fácil para Petrovic segurar aos oito. Quatro minutos depois, reposta do Chelsea com Musto batendo de longe para a defesa de Kelleher.
E virou lá e cá. Como resposta à última investida, os Reds acabam parando no goleiro dos Blues duas vezes aos 13 minutos: Mac Allister e Díaz arriscam e obrigam o goleirão a trabalhar.
Falando em trabalho de goleiro, um milagre é realizado por Kelleher. Depois do bate rebate na área do Liverpool, ela sobra pingando para Palmer. O atacante bate a queima-roupa, mas para no arqueiro vermelho. Um absurdo aos 19 minutos.
Na metade a primeira etapa, Gravenberch recebe dura falta de Caicedo, mas que não é marcada pelo árbitro. O meio-campista não consegue permanecer em campo, e sai de maca para ser substituído por Joe Gomez, levando o técnico Klopp à loucura.
Aos 31, a partida até sai do zero, mas o VAR anula o gol de Sterling, do Chelsea: Jackson, que só rolou para o atacante marcar dentro da área, estava impedido. Em resposta, até que tardia, Robertson cruza na cabeça de Gakpo, que acerta a trave dos Blues aos 39 minutos.
Sem outras claras chances para os dois times, a primeira etapa da final termina em 0 a 0 no estádio de Wembley.
Segundo tempo
A etapa final se inicia com as equipes correndo muito e a tônica é de um “lá e cá” muito forte, mas o mais próximo de uma boa oportunidade acontece em chute de Endo, logo no primeiro minuto, que passa longe do gol do Chelsea.
Aos 10, Palmer também arrisca e a bola passa perto da trave dos Reds. Em sequência, boa chance para o Liverpool: Elliot pega de primeira e Petrovic faz a defesa. Seria um belo gol.
E depois de ficar mais no ataque, o resultado veio e o VAR também. Cobrança de falta na cabeça de Van Dijk e 1 a 0 Liverpool no minuto 14. O Arbitro de Vídeo interfere e anula por impedimento de Endo, que interfere na jogada.
Dois bons lances na metade da etapa final aparecem em sequência. Para os Blues, Disasi não consegue completar para o gol a bola que sobrou de escanteio batido na área. E para os Reds, Luis Díaz tira três marcadores e rola para Gakpo, que isola o chute.
Aos 30, Gallagher para na trave no Liverpool! Em cruzamento de Palmer, ele pega de primeira, mas a bola explode no poste de Kelleher. Dez minutos depois, eles voltam a protagonizar os lances de perigo. No primeiro, o goleiro do Liverpool para Gallagher cara a cara. Já na segunda vez, o atacante isola o chute. Duas boas oportunidades desperdiçadas.
Falando no homem... Kelleher salva de novo! Nos acréscimos, o goleiro pega chutes à queima-roupa de Palmer e Nkunku, parando o ataque do Chelsea. Memorável a partida do arqueiro, garantindo o 0 a 0 e levando a final para o tempo extra.
Prorrogação
A correria permanece e a primeira boa chance é do Liverpool. Jayden Danns cabeceia forte e Petrovic salva os Blues em ótima defesa aos três minutos. Aos oito, mais Reds no ataque. Agora Elliote pega de primeira, mas manda na rede pelo lado de fora, assustando parte do estádio. Sem acréscimos e outras boas chances, o zero permanece no placar no fim do primeiro tempo.
O último tempo começa truncado e o cansaço se mostra evidente nas duas equipes. Com 20 minutos, Madueke chuta de fora da área e Kelleher, de novo ele, faz boa defesa. Em resposta, pouco tempo depois, Tsimikas arrisca e Petrovic pega firma no gol dos Blues.
Se tem milagre de um lado, tem do outro. Petrovic estica a perna e pega a cabeçada de Elliot em cima da linha. O gol do Liverpool era certo se não fosse o arqueiro aos 25.
E o Liverpool chegou lá! Van Dijk, de novo de cabeça, antecipa a defesa do Chelsea e manda pro fundo do gol. GOL DE TÍTULO! No final da prorrogação, os Reds se consagram decacampeão da Copa da Liga Inglesa! DEZ VEZES LIVERPOOL!
Destaques individuais:
Kelleher: segurou o Chelsea de todas as formas. O melhor da final operando milagres
Petrovic: assim como seu rival, segurou o Liverpool até onde conseguiu. Pegou tudo
Robertson: constante na defesa e criando bem no ataque pela lateral dos Reds
Gallagher: perdeu gol cara a cara mas foi bem na criação do Chelsea
Van Dijk: marcou duas vezes, uma delas impedido, e deu o título ao Liverpool. Herói
Próximos confrontos:
Na próxima quarta-feira (28), os dois times entram em campo pela Copa da Inglaterra. O Chelsea enfrenta o Leeds, às 16h30, no Stamford Bridge. Já o Liverpool pega o Southampton, em Anfield, a partir das 17h.
Σχόλια